Aparece por aqui sempre que puder!

sábado, 13 de novembro de 2010

Os Dois Caminhos



"Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela"  ( Mateus 7 : 13 )

Um estudo sobre os dois caminho que temos para seguir publicado no site da Igreja de Deus da Profecia

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Mateus 7: 13 – 14

Com certeza muitos dos que lêem os versículos 13 e 14 do Evangelho de Mateus, capítulo 7, já viram alguma ilustração ou pensamento acerca dos dois caminhos mostrados por Jesus. Esses são quadros que têm se tornado uma expressão comum nos meios religiosos.
Nos versos mencionados Jesus diz:
Mateus 7 :

13 - "Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela".
14- "Mas estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida e são poucos os que a encontram".

A expressão “caminho” que dizer direção, rumo, destino.
Jesus aqui põe a nossa disposição dois caminhos e nos dá uma advertência:

 “entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os entram por ela”.




 




Porque muitos procuram uma porta espaçosa e um caminho largo, é fácil de entender. É natural que queiramos facilidade. Se você dirige, sabe muito bem que é melhor dirigir em avenidas largas e espaçosas do que em ruelas, muitas vezes esburacadas.

O que não percebemos é que as grandes avenidas podem nos levar a um trágico fim, pois achamos que somos os “donos do pedaço” e começamos a dirigir em alta velocidade. São nelas que acontecem os grandes acidentes, muitos dos quais fatais.
O velho testamento no livro de Provérbios, capítulo 14, verso 12 nos fala desse caminho descrito por Jesus, que parece direito e confortável ao homem, mas que o conduz à perdição:




 "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte".
(Provérbios 14:12)

O capitulo 13 do Livro de Gêneses narra que Ló ao olhar as bandas do Jordão se encantou por sua campina. Diz o verso 10, que aos olhos de Ló era bem regada e era como o Jardim do Senhor.  O que Ló não sabia é que nela jazia a morte. O verso 13 nos diz que os homens que lá habitavam eram maus e grandes pecadores contra o Senhor e o fim todos nós conhecemos muito bem, pois toda aquela beleza se desfez quando o Senhor destruiu Sodoma e Gomorra.

Os olhos nos enganam e Jesus o sabia muito bem, por isso disse que “larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição”. Essa é a razão pela qual nos adverte enfaticamente ao dizer: “Entrai pela porta estreita”. Essa porta estreita é o próprio Jesus, o único caminho que conduz o homem à vida eterna.


Jesus, no verso 14, de Mateus 7, chama o caminho para o Céu de porta estreita ou caminho apertado, não porque Deus não quer salvar a todos, mas porque são poucos os que renunciam o seu próprio eu para procurar Deus.

O apóstolo Pedro ao escrever a sua segunda epístola, no capítulo 3, verso 9, demonstra bem qual a vontade de Deus para conosco:

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia. Ele é longânime para conosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se".
(2 Pedro 3:9)

O profeta Isaias também falou sobre este caminho estreito ao profetizar:

 "E ali haverá um bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, será somente para o Seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco".

(Isaías. 35:8 )

Para Deus os que andam longe D’Ele são loucos. O Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 1, verso 20b, trouxe-nos a pergunta: “Não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”, mas para o mundo, loucos são os fiéis e o mesmo Paulo assim se expressou em 1 Coríntios 4, verso 10a: “Nós somos loucos por amor de Cristo”.


Os caminhos e as estradas nos tempos de Isaias eram, muitas vezes, meras trilhas que deixavam os viajantes vulneráveis a perigos ao longo do percurso. Todavia, o que o profeta nos fala é de um caminho que não nos deixa perdidos e que não oferece qualquer perigo ao seu final, pois esse é o próprio Jesus e Ele mesmo, Jesus, o declarou ao dizer:

"Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim".

(João 14:6 )

Esse Caminho é apertado, mas maravilhoso, porque não nos deixa perdido e ainda nos conduz aos Céus.

Quando Jesus diz: “Eu sou o Caminho”, ele nos quer dizer que a viagem celeste é segura, pois Ele está no comando dessa viagem. O acesso a esse Caminho nos foi dado pela cruz, basta que nos arrependamos dos nossos pecados.

Quando Ele nos diz: “Eu sou a Verdade”, Ele nos lembra a aliança que fez conosco para nos libertar da escravidão do pecado ao conhecermos os seus ensinamentos, quando declarou:

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
 ( João 8:32 )


Quando Ele nos diz “Eu sou a vida”, Ele nos lembra a vida oferecida pela ressurreição:

"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá".

( João 11: 25-26)

Amado amigo, só o verdadeiro arrependimento pode abrir o Caminho para a comunhão com Deus.

Você se encontra dentro ou fora do Caminho estreito? Se estiver fora, entre depressa nele e se estiver dentro não olhe para trás; prossiga como disse Paulo em Filipenses 3, versos 13 e 14.

 "Esquecendo das coisas que para trás ficam e avançando para as coisas que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

( Fl. 3:13 -14)

Algum dia você já pensou em desistir desse Caminho estreito e apertado? Não desista. Olhe somente para frente e não se esquecendo das palavras do Apóstolo Paulo prossiga em busca do seu prêmio. Esse é o único Caminho onde todos são premiados com a vida eterna.
Jesus não disse “Eu sou um caminho” ; Ele disse “Eu sou o Caminho” e nos dá uma advertência:

 "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus".
( Lucas. 9:62 )


Escrito por Creuza Lealdina dos Santos
Fiquem na paz!!
Que Deus nos abençoe!



2 comentários:

A verdade da palavra de Deus, tem que ser assim pura, nada de lenga lenga, parabéns pela mensagem

Postar um comentário

COMENTA AÊ!

Seu comentario será postado assim que for moderado!

Twitter Facebook Favorites More